ARTIGOS, ESTUDOS, PREGAÇÕES E OUTROS TEXTOS

Neste espaço, estamos compartilhando uma coletânea de artigos, estudos, pregações, palestras e outros textos sobre diversos assuntos da Igreja Católica, selecionados de sites que respeitam e amam a nossa Igreja. A intenção foi disponibilizá-los como ferramenta a fim de conhecermos um pouco mais a nossa fé e doutrina. Não deixem de visitar as fontes!

Este blog é parte integrante do site: http://www.chamadeamor.co.cc
Seja bem vindo e visite-nos sempre, aqui ou no site!
Que Deus os abençoe hoje e todos os dias!
Um grande abraço,
Grupo de Oração Chama de Amor

sábado, 9 de maio de 2009

Por que Jesus nasceu criança?

“Tornar-se criança” em relação a Deus é a condição para entrar no Reino; para isso é preciso humilhar-se, tornar-se pequeno; mais ainda: é preciso “nascer do alto” (Jo 3,7), “nascer de Deus” para tornar-nos filhos de Deus. (CIC§526)

Pax Domini! Continuamos aqui estudando o dia do nascimento de Jesus. Estamos tentando identificar os traços, os detalhes, os sinais que giram em torno desse dia. Como tenho atestado aqui no blog, e certamente não é muita novidade para vocês, a vida de Jesus é cheia de sinais, de entrelinhas que quando identificamos, temos ali um grande ensinamento. E um detalhe importante que a Igreja identifica e assinala para nós é o fato de Jesus ter vindo ao mundo como uma criança.

Você já parou para pensar no porque disso?

Jesus poderia ter vindo ao mundo de diversas maneiras, inclusive nem precisaria se tornar homem para vir ao mundo. Aliás, naquela época dentre tantas crenças a respeito do Messias, se esperava que ele viesse como um grande guerreiro armado e imbatível. Mas Deus contrariou a tudo e a todos. O Messias veio menino. Veio frágil e indefeso.

Jesus veio ao mundo como crianças, para que nós possamos imitá-lo e também nos tornamos crianças. E mais na frente, quando adulto, o próprio Jesus veio dizer que para entrar no Reino é preciso tornar-se criança. É preciso nascer de novo. É preciso buscar a pureza. A inocência.

Enquanto o mundo nos ensina a malícia e a maldade, nos ensina a sermos “espertos”e passarmos os outros para trás, Jesus nos ensina que precisamos ser crianças. E a criança é pura, sem maldade, sem malícia. Às vezes, eu me sinto muito incapaz. As feridas do mundo, as dores, as coisas que vivi, são marcas que só o próprio Cristo é capaz de curar. Essa incapacidade é real. Sem Jesus, nunca poderemos ser puros.

O post de hoje me inspirou a rezar para que Jesus me torne como criança. Preciso pedir ao Senhor que Ele me cure. Retire de mim as maldades e as impurezas que infelizmente vivi antes de conhecer a Jesus Cristo. E se hoje eu me sinto inspirado a rezar assim, quero convidar você a rezar junto comigo. Vamos juntos buscar a essência da pureza, a essência do ser pequeno. Vamos pedir ao Senhor a graça de nascer de novo, nascer do alto. Assim, ganharemos o céu.

Dominus Vobiscum

Nenhum comentário: