ARTIGOS, ESTUDOS, PREGAÇÕES E OUTROS TEXTOS

Neste espaço, estamos compartilhando uma coletânea de artigos, estudos, pregações, palestras e outros textos sobre diversos assuntos da Igreja Católica, selecionados de sites que respeitam e amam a nossa Igreja. A intenção foi disponibilizá-los como ferramenta a fim de conhecermos um pouco mais a nossa fé e doutrina. Não deixem de visitar as fontes!

Este blog é parte integrante do site: http://www.chamadeamor.co.cc
Seja bem vindo e visite-nos sempre, aqui ou no site!
Que Deus os abençoe hoje e todos os dias!
Um grande abraço,
Grupo de Oração Chama de Amor

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Oração une a Deus

Discurso de Bento XVI no Angelus do dia 08 de março de 2009

Queridos irmãos e irmãs,

Nos dias passados, como sabeis, fiz os exercícios espirituais, junto com meus colaboradores da Cúria Romana. Foi uma semana de silêncio e oração: a mente e o coração puderam dedicar-se totalmente a Deus, à escuta de sua Palavra, à meditação dos mistérios de Cristo. Guardando as distâncias, é algo assim como o que sucedeu aos apóstolos Pedro, Tiago e João, quando Jesus os levou ao alto do monte, em um lugar separado, sozinhos, e enquanto rezava se «transfigurou»: seu rosto e sua pessoa ficaram iluminados, resplandecentes. A liturgia volta a propor este famoso episódio precisamente hoje, neste segundo domingo da Quaresma (Cf. Marcos 9,2-10). Jesus queria que seus discípulos, em particular os que teriam a responsabilidade de guiar a Igreja nascente, fizessem uma experiência direta de sua glória divina para enfrentar o escândalo da cruz. De fato, quando chegasse a hora da traição e Jesus se retirasse para rezar no Getsemani, teria ao seu lado os mesmos Pedro, Tiago e João, pedindo-lhes que velassem e rezassem por Ele? (Cf. Mateus 26,38). Eles não conseguiriam, mas a graça de Cristo os apoiaria e ajudaria a crer na Ressurreição.

Quero sublinhar que a Transfiguração foi essencialmente uma experiência de oração (Cf. Lucas 9, 28-29). A oração, de fato, alcança seu cume, e por isso se converte em luz interior, quando o espírito do homem adere ao de Deus e suas vontades se fundem, como formando uma só coisa. Quando Jesus subiu ao monte, se submergiu na contemplação do desígnio de amor do Pai, que o havia mandado ao mundo para salvar a humanidade. Junto a Jesus apareceram Elias e Moisés, para mostrar que as Sagradas Escrituras concordavam em anunciar o mistério de sua Páscoa, ou seja, que Cristo devia sofrer e morrer para entrar em sua glória (Cf. Lucas 24, 26.46). Naquele momento, continuou dizendo, «Jesus viu como se apresentava ante de si a Cruz, o extremo sacrifício necessário para libertar-nos do domínio do pecado e da morte. E, em seu coração, uma vez mais repetiu seu “amém”. Disse “sim”, “eis-me aqui”, “que se cumpra, Pai, tua vontade de amor”. E, como havia sucedido após o Batismo no Jordão, chegaram do Céu os sinais da complascência de Deus Pai: a luz, que transfigurou Cristo e a voz que proclamou o “Filho querido” (Marcos 9, 7).

Junto com o jejum e as obras de misericórdia, a oração forma a estrutura que rege nossa vida espiritual. Queridos irmãos e irmãs, vos exorto a encontrar neste tempo de Quaresma momentos prolongados de silêncio, se for possível de retiro, para revisar a própria vida à luz do desígnio de amor do Pai celestial. Deixai-vos guiar nesta escuta mais intensa de Deus pela Virgem Maria, mestra e modelo de oração. Também ela, na profunda escuridão da paixão de Cristo, não perdeu, mas guardou em seu espírito a luz do Filho divino. Por este motivo, a invoquemos como Mãe da confiança e da esperança!

[Depois do Ângelus, o Papa acrescentou:]

A data de hoje, 8 de março, nos convida a refletir sobre a condição da mulher e a renovar o compromisso para que sempre e em todo lugar cada pessoa possa viver e manifestar em plenitude suas próprias capacidades, obtendo pleno respeito por sua dignidade. Deste modo se expressaram o Concílio Vaticano II e o magistério pontifício, em particular a carta apostólica Mulieris dignitatem do servo de Deus João Paulo II (15 de agosto de 1988).

Os testemunhos dos santos têm mais valor que os documentos; e nossa época teve o de Madre Teresa de Calcutá: humilde filha da Albânia, convertida, pela graça de Deus, em exemplo para todo o mundo no exercício da caridade e no serviço da promoção humana. Outras muitas mulheres trabalham cada dia, no escondido, pelo bem da humanidade e pelo Reino de Deus! Asseguro hoje minha oração por todas as mulheres para que sejam cada vez mais respeitadas em sua dignidade e valorizadas em suas positivas potencialidades.

Queridos irmãos e irmãs, no clima da mais intensa oração que caracteriza a Quaresma, encomendo-vos as duas viagens apostólicas que, se Deus quiser, realizarei em breve. Na semana que vem, de 17 a 23 de março, irei à África, primeiro a Camerões e depois a Angola, para manifestar minha proximidade concreta e a da Igreja aos cristãos e às populações desse continente, que me é particularmente querido. Depois, de 8 a 15 de maio, realizarei uma peregrinação à Terra Santa para pedir ao Senhor, ao visitar os lugares santificados por sua passagem terrena, o precioso dom da unidade e da paz para o Oriente Médio e para toda a humanidade. Desde agora conto com o apoio espiritual de todos vós para que Deus me acompanhe e encha com suas graças a quem encontrarei em meu caminho.

Fonte: rccjovem.com

Nenhum comentário: