ARTIGOS, ESTUDOS, PREGAÇÕES E OUTROS TEXTOS

Neste espaço, estamos compartilhando uma coletânea de artigos, estudos, pregações, palestras e outros textos sobre diversos assuntos da Igreja Católica, selecionados de sites que respeitam e amam a nossa Igreja. A intenção foi disponibilizá-los como ferramenta a fim de conhecermos um pouco mais a nossa fé e doutrina. Não deixem de visitar as fontes!

Este blog é parte integrante do site: http://www.chamadeamor.co.cc
Seja bem vindo e visite-nos sempre, aqui ou no site!
Que Deus os abençoe hoje e todos os dias!
Um grande abraço,
Grupo de Oração Chama de Amor

sábado, 9 de maio de 2009

Igreja Católica Apostólica Romana: desígnio de Deus para os homens

A Igreja não é uma invenção humana. A Igreja é designio Divino. Deus pensou e quis a Igreja. E pensou em cada detalhe, cada pormenor. Deixou a Igreja para dar continuidade ao seu plano de Salvação. A Igreja é um abrigo seguro onde os que seguem Jesus podem estar diante dos turbilhões do mundo.

A Igreja é o navio que navega bem neste mundo, ao sopro do Espírito Santo com as velas da Cruz do Senhor plenamente afastadas.
(Santo Ambrósio – Séc IV)

Pode alguém não desejar estar dentro de um confortável avião, quando está caindo em queda livre há 20.000 pés de altura sem nenhum paraquedas? Pode alguém desprezar um barco, estando jogado em alto mar durante dias, meses ou ano? Claro que não! A Igreja é esse avião e essa barca. A Igreja é o transporte, se podemos assim dizer, que nos leva a Cristo. O próprio Jesus quis assim.

Essa “Igreja” começou inicialmente transmitindo a Boa Nova de forma oral. Os Apóstolos anunciavam nas praças, ou até mesmo a pessoas distintas, a Boa Nova de Nosso Senhor Jesus Cristo. Falavam daquilo que tinham visto e ouvido. Falavam dos ensinamentos do Mestre. Sobre eles vinha o Espírito Santo e os inspirava a pregar. Portanto a primeira forma de anunciar a Boa Nova de Cristo foi a forma Oral.

Observe que a história do povo de Deus para com Ele, tem séculos e séculos de história. E ao longo dessa história, muitas pessoas, adoradoras do Deus Vivo, nasceram e morreram sem conhecer propriamente a Bíblia. Para você ter uma noção, a Carta Pascal de Santo Atanásio datada do ano 367 d.C. fala dos 27 livros do Novo Testamento. Essa é a informação mais antiga que encontrei sobre o formato oficial do Novo Testamento. Agora pense: Até então, veja quantos cristãos passaram pelo mundo sem conhecer a palavra de Deus? Mas essas pessoas mesmo sem terem lido a palavra, ouviram os ensinamentos de forma oral, e assim abraçaram a fé e viveram dessa forma, a verdade do Evangelho.

É preciso entender também, que a ordem de Jesus Cristo era:

Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo
(Mt 28,19)

A ordem de Jesus Cristo nunca foi para que se escrevesse os ensinamentos de Cristo. Isso acabou sendo uma consequência, fruto da inspiração do Espírito Santo. É preciso que entendamos isso para que possamos entender do porque que a nossa fé não se baseia unicamente na palavra. Quando formos estudar a Bíblia, entraremos em detalhes.

O fato é que depois com o tempo, esses mesmos Apóstolos, e (ou) alguns dos que os acompanhavam (como é o caso de São Lucas que não era um dos doze), inspirados pelo espírito Santo, resolveram escrever, colocar por escrito, alguns dos fatos que haviam vivido com o Mestre, ou no seu Apostolado. Esses escritos, seguiram o estilo do Antigo Testamento, ou seja, não eram livros e nem cartas com descrições detalhadas, estatísticas ou jornalísticas. Esses escritos eram e são escritos de fé. É claro que desses textos, podemos extrair detalhes históricos. Mas não é esse o objetivo dos evangelhos ou das cartas. O objetivo é outro: Anunciar o Cristo, a verdade definitiva.

Cadú - Comunidade Canção Nova

Fonte: Dominus Vobiscum (Blog Canção Nova)

Nenhum comentário: