ARTIGOS, ESTUDOS, PREGAÇÕES E OUTROS TEXTOS

Neste espaço, estamos compartilhando uma coletânea de artigos, estudos, pregações, palestras e outros textos sobre diversos assuntos da Igreja Católica, selecionados de sites que respeitam e amam a nossa Igreja. A intenção foi disponibilizá-los como ferramenta a fim de conhecermos um pouco mais a nossa fé e doutrina. Não deixem de visitar as fontes!

Este blog é parte integrante do site: http://www.chamadeamor.co.cc
Seja bem vindo e visite-nos sempre, aqui ou no site!
Que Deus os abençoe hoje e todos os dias!
Um grande abraço,
Grupo de Oração Chama de Amor

sábado, 9 de maio de 2009

O sim da obediência!

Maria, Mãe de Deus e Mãe da Igreja, teve um papel importante na encarnação de Cristo, pelo seu sim. Porém esse sim de Maria, vai muito mais além do que pensamos. Esse sim, foi um sim de fidelidade, de amor, de humildade, mas sobretudo o sim da obediência. Maria sobretudo se fez obediente.

Se não me engano, a palavra Obeceder vem do latim Ob Audire, e significa entender com o coração. Maria viveu com toda a força essa palavra. Maria não sabia dos procedimentos práticos do processo. Não sabia como tudo se daria. Não procurou saber dos detalhes, dos pormenores. Maria não questionou o anjo. Quando perguntou algo, não perguntou para questionar, mas para saber como melhor servir aos planos de Deus.

Como diz Santo Irineu: “…obedecendo, se fez causa de salvação tanto para si como para todo o gênero humano”. Do mesmo modo, não poucos antigos Padres dizem com ele: “O nó da desobediência de Eva foi desfeito pela obediência de Maria; o que a virgem Eva ligou pela incredulidade a virgem Maria desligou pela fé”. Comparando Maria com Eva, chamam Maria de “mãe dos viventes” e com freqüência afirmam: “Veio a morte por Eva e a vida por Maria”. (CIC§494)

Se você amigo leitor, busca a santidade, você precisa buscar a obediência, pois como diz um sacerdote amigo da Canção Nova: “Sem disciplina não há santidade”. Porém se o seu coração não está disposto a entender, fica difícil. E nessa hora devemos lembrar que alguém como nós, gente de carne e sangue, pode dizer sim e viver essa obediência.

A desobediencia é algo próprio de Satanás. Quando somos insubmissos, desobedientes, estamos abrindo mão de servir a Deus e colocando nossos talentos a serviço do inimigo. Hoje precisamos nos espelhar na docilidade de Maria para podermos servir melhor a Deus. Assim fizeram os grandes santos da Igreja. Maria é o melhor modelo humano de obediência. Ela deve ser para nós um espelho. Óbvio que Jesus foi a Suma Obediência. Mas Maria carrega a qualidade de como nós, carne e osso, e ainda assim, ser obediente. Por isso a temos como um bom modelo.

Fonte: Dominus Vobiscum

Nenhum comentário: