ARTIGOS, ESTUDOS, PREGAÇÕES E OUTROS TEXTOS

Neste espaço, estamos compartilhando uma coletânea de artigos, estudos, pregações, palestras e outros textos sobre diversos assuntos da Igreja Católica, selecionados de sites que respeitam e amam a nossa Igreja. A intenção foi disponibilizá-los como ferramenta a fim de conhecermos um pouco mais a nossa fé e doutrina. Não deixem de visitar as fontes!

Este blog é parte integrante do site: http://www.chamadeamor.co.cc
Seja bem vindo e visite-nos sempre, aqui ou no site!
Que Deus os abençoe hoje e todos os dias!
Um grande abraço,
Grupo de Oração Chama de Amor

sábado, 9 de maio de 2009

As riquezas dos detalhes da vida de Cristo

…desde os paninhos de sua natividade até o vinagre de sua Paixão e o sudário de sua Ressurreição, tudo na vida de Jesus é sinal de seu Mistério. Por meio de seus gestos, de seus milagres, de suas palavras, foi revelado que “nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade” (Cl 2,9). Sua humanidade aparece, assim, como o “sacramento”, isto é, o sinal e o instrumento de sua divindade e da salvação que ele traz: o que havia de visível em sua vida terrestre apontava para o mistério invisível de sua filiação divina e de sua missão redentora. (CIC§515)

Caríssimos irmãos que visitam este blog… Preciso até antes de saudá-los dizer: Como é rico este Catecismo! Como é belo! Atentem para a riqueza das palavras escritas acima. Se possível leiam de novo…

Como disse no post de ontem, a vida de Cristo é um mistério. E um mistério completo e complexo. E tudo que envolve a pessoa de Cristo é formado de mistério. Tudo tem seu sentido, seu significado. Tudo tem uma razão de ser. É preciso buscar e entender cada detalhe, cada minucioso detalhe. E mais!

Se você ler a palavra, e for mergulhando em todos os detalhes, em cada fato, em cada gesto, você poderá perceber que ali, Deus na sua infinita bondade e misericórdia, deseja, com esses detalhes, e mostrando a cada um de nós que Jesus, de fato é o Filho de Deus.

É impossível mergulhar nos mistérios de Cristo, e não perceber que ali acontece uma manifestação profunda da divindade. Recordo da época em que morava no Rio de Janeiro e na ocasião entrevistamos do Dr. José Humberto Rezende, anatomista e profundo estudioso do Santo Sudário tendo inclusive escrito três livros sobre o assunto - Santo Sudário Ciência e Fé, as Feridas de Jesus e A três horas do Calvário.

Este homem fazia parte (não sei se faz ainda, deve fazer acho) da comissão internacional que estuda o Santo Sudário. Ele nos contava que até os médicos e cientistas ateus ficavam embasbacados com o que viam e mesmo os que não acreditavam em Jesus, saiam dali chocados… São muitos detalhes impressionantes… Impossível ser mera coincidência!

Tudo tem um sentido exclusivo e essencial.

E nessa hora louvo a Deus por ter a Igreja como guia para que eu possa conhecer esses detalhes pouco a pouco. Sem a Igreja eu tenho a plena certeza de que permaneceria preso na superficialidade dos fatos. Como é bom ir numa Igreja, ou em um grupo de oração e ver alguém me trazer algo novo, algum detalhe que eu não havia percebido, um novo ensinamento… Esse novo me faz sempre mais apaixonado por Cristo. Hoje quero te convidar a estar mais atento aos evangelhos e quando ler a palavra, estar mais atento aos detalhes… Quanto mais de descobre esses detalhes, mas se apaixona por Cristo. Abra os olhos e perceba que cada detalhe da vida de Jesus tem um profundo significado, inclusive o tempo ordinário de sua vida que pouco conhecemos. Mas qual é esse significado? Isso nós veremos em breve…

Fonte: Dominus Vobiscum

Nenhum comentário: