ARTIGOS, ESTUDOS, PREGAÇÕES E OUTROS TEXTOS

Neste espaço, estamos compartilhando uma coletânea de artigos, estudos, pregações, palestras e outros textos sobre diversos assuntos da Igreja Católica, selecionados de sites que respeitam e amam a nossa Igreja. A intenção foi disponibilizá-los como ferramenta a fim de conhecermos um pouco mais a nossa fé e doutrina. Não deixem de visitar as fontes!

Este blog é parte integrante do site: http://www.chamadeamor.co.cc
Seja bem vindo e visite-nos sempre, aqui ou no site!
Que Deus os abençoe hoje e todos os dias!
Um grande abraço,
Grupo de Oração Chama de Amor

sábado, 9 de maio de 2009

Como se deu a revelação de Deus aos homens

A Tábuas da Lei: Quadro de Rembrand

Nos últimos textos em que tratamos das religiões, vimos que as diversas religiões são caminhos que o homem criou para se aproximar de Deus, enquanto que a crença judaico-cristã, se baseia no fato de que Deus se revelou aos homens. Agora surge ai mais uma pergunta: Como se deu essa revelação?

Essa revelação de Deus para o homem, levou centenas de anos. Séculos. Não foi de uma hora para outra. Deus foi e tem sido paciente com o homem. Ele nos criou. Ele sabe como somos. Sabe que se Ele se revelasse por inteiro nós não aguentaríamos. Somos limitados. Somos humanos. Foi se revelando e revelando as suas verdades com extrema delicadeza.

Depois do pecado, o homem precisou reacosturmar-se com a presença de Deus. Repito aqui a frase do grande Santo Irineu de Lyon – Santo do primeiro século.

“O Verbo de Deus habitou no homem e fez-se Filho do homem para acostumar o homem a apreender a Deus e acostumar Deus a habitar no homem, segundo o beneplácito do Pai ”
(Santo Irineu de Lyon – Séc I)

A Arca de Noé: A primeira reveleção divina

Deus primeiramente quis que o homem se acostumasse com Ele. Falou a Noé. E Noé falou ao povo. Veio a arca. Veio a primeira aliança, que é simbolizada pelo Arco Íris.

A Vocação de Abraão

Falou com Abrão (que depois viria a se chamar Abraão). Assim Deus formou um povo. Precisou retirar aquele povo da terra a qual estava acostumado. Quis um novo para esse povo. Abrão saiu de Ur, para viver um novo. Deus amou profundamente esse povo desde todo sempre. Deus abençoou esse povo. Deus falou a esse povo. Quando foi preciso, Deus corrigiu esse povo. Permitiu que eles experimentassem a escravidão para que percebessem no dia a dia o que o pecado faz com nossas almas. Mas Deus nunca abandonou esse povo. Perdoou os seus pecados, suas blasfêmias. Libertou esse povo das garras dos seus inimigos. Permitiu que esse povo saísse da escravidão. Deu-lhes uma terra, a terra prometida. Falou com Moisés. Falou com os profetas. Deus trouxe-lhes regras, leis, ensinamentos. Mostrou como aquele povo deveria viver. Isso levou tempo. Porém Deus ainda queria mais.

Com o tempo, Deus quis revelar seu Filho.

Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
(Jo 3,16)

Para mim esse é o mais belo dos versículos da Bíblia. Cristo, Filho de Deus e portanto Deus, se fez homem, para nos revelar toda a verdade. No momento em que Deus achou apropriado, Ele nos revelou a segunda pessoa da Santíssima Trindade. E mais do que revelar, deu-nos seu Filho, para que ele pudesse nos redimir de todo o pecado. Esse Filho já fora anunciado pelos profetas. E agora se fez real. Jesus é a verdadeira e mais forte expressão do amor de Deus por nós. A Revelação de Cristo ao mundo, foi o acontecimento mais importante da história. Hoje Jesus Cristo é (e sempre será), o nome mais falado e mais respeitado da história. Jesus Cristo é (e sempre será) o maior líder da história da humanidade. Mas isso não é a toa. Isso acontece, porque Jesus Cristo, é de fato o do Deus Vivo.

Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho, que constituiu herdeiro universal, pelo qual criou todas as coisas.
(Hb 1,1-2)

Inaugura-se ai uma nova etapa da revelação Divina. Agora o próprio Cristo que se fez homem, passou a nos ensinar toda a verdade. Deus quis que o próprio Filho nos ensinasse as coisas do céu. E Ele nos ensinou sim. Sobre isso São João da Cruz ensina:

Porque em dar-nos, como nos deu, seu Filho, que é sua Palavra única (e outra não há), tudo nos falou de uma só vez nessa única Palavra, e nada mais tem a falar, (…) pois o que antes falava por partes aos profetas agora nos revelou inteiramente, dando-nos o Tudo que é seu Filho. Se atualmente, portanto, alguém quisesse interrogar a Deus, pedindo-lhe alguma visão ou revelação, não só cairia numa insensatez, mas ofenderia muito a Deus por não dirigir os olhares unicamente para Cristo sem querer outra coisa ou novidade alguma.
(São João da Cruz – Séc XVI)

A Igreja nos ensina, que aquilo que Deus ainda não havia revelado ao homem, foi revelado em Cristo Jesus. Esse Cristo nos revelou toda a verdade. E como diz o meu Pai Fundador, tudo é tudo! Não existe mais nada a ser revelado. Hoje existe um movimento de relativizar a verdade. Como se pudesse existir diversas verdades. Mas isso não existe. A verdade é uma só e tem nome: Jesus Cristo.

“A Economia cristã, portanto, como aliança nova e definitiva, jamais passará, e já não há que esperar nenhuma nova revelação pública antes da gloriosa manifestação de Nosso Senhor Jesus Cristo”.
(Dei Verbum)

Por isso para nós cristãos cremos e professamos que Jesus Cristo, a palavra definitiva do Pai trouxe-nos a verdade e estabeleceu a sua aliança para sempre. Sabe irmãos, a Igreja se preocupa muito com essa história de revelações inclusive dentro da própria Igreja. Qualquer revelação que contradiga as escrituras não ensina a verdade. Lembre-se sempre disso: Toda a verdade foi revelada em Jesus.

Leia também:
Precisamos de uma religião? | O que é religião? | Por causa do pecado, perdemos nossa ligação com Deus | Como Saciar a sede do Eterno? | A religião é algo ruim por si mesmo? | Escolher um caminho diferente é pecado?
Fonte: Dominus Vobiscum

Nenhum comentário: