ARTIGOS, ESTUDOS, PREGAÇÕES E OUTROS TEXTOS

Neste espaço, estamos compartilhando uma coletânea de artigos, estudos, pregações, palestras e outros textos sobre diversos assuntos da Igreja Católica, selecionados de sites que respeitam e amam a nossa Igreja. A intenção foi disponibilizá-los como ferramenta a fim de conhecermos um pouco mais a nossa fé e doutrina. Não deixem de visitar as fontes!

Este blog é parte integrante do site: http://www.chamadeamor.co.cc
Seja bem vindo e visite-nos sempre, aqui ou no site!
Que Deus os abençoe hoje e todos os dias!
Um grande abraço,
Grupo de Oração Chama de Amor

sábado, 9 de maio de 2009

Estudo sobre a Fé e sobre o modelo de fé católica

Para saber um pouco mais da Fé e do modelo de Fé que o Catecismo da Igreja Católica nos apresenta, quero deixar para você uma série de textos que achei nos Sites Católicos que conheço e confio:

Definição de fé - Texto da Enciclopédia Católica. É interessante começar o seu estudo, sabendo a definição.

A fé: Adesão da Inteligência que mesmo sem ver compreende - Um texto do Adailton Coelho Costa, que foi postado no portal cancaonova.com. Gostei desse texto por que o conteúdo dele é muito embasado no Catecismo da Igreja Católica. Ele conseguiu sintetizar muito bem diversos ensinamentos…

O ato de fé é um verdadeiro conhecimento - Outro texto do portal cancaonova.com, dessa vez escrito pelo grande Frei Boaventura Kloppenburg, O.F.M. Eles nos ensina aqui que é pela fé que o homem dá seu assentimento a Deus que se dirige a nós por Sua Palavra.

Abraão e seus Filhos - O catecismo nos dá Abraão como modelo de fé. Esse texto nos coloca dentro da história de Abraão e nos explica por que ele é o Pai da fé.

A Resposta do homem a Deus: Crer - Um texto que também sintetiza os ensinamentos do Catecismo da Igreja Católica. Estudemos, pois, com atenção a este texto para saber o que é a fé e poder agradece-la mais a Deus.

As virtudes teologais - Você sabe quais são? Como nós veremos adiante, existem virtudes que nos levam a conhecer e amar a Deus - são as virtudes teologais, a Fé, a Esperança e a Caridade. Estudaremos mais adiante sobre isso, mas vai lendo pra dar uma entendida…

A Fé Pode Transformar A Sua Família - A preocupação é a maior destruidora da fé e de um bom relacionamento com Deus. Ela entra em nossas vidas para que tiremos os olhos de Deus e passemos a enxergar somente os problemas da vida, muitas vezes até inexistentes.Esse texto é menos catequético, porém com um conteúdo formativo muito concreto.

O Justo Viverá Pela Fé - Quando algo não vai bem em nossa vida, parece que nos falta chão para pisar e que tudo vai desmoronar. Parece até que aquelas lindas promessas que estão na Bíblia são apenas palavras mortas ou as esquecemos, ou achamos que elas são verdade e podem acontecer apenas para os outros e não para nós.

Fonte: Dominus Vobiscum (blog Canção Nova)

Nenhum comentário: