ARTIGOS, ESTUDOS, PREGAÇÕES E OUTROS TEXTOS

Neste espaço, estamos compartilhando uma coletânea de artigos, estudos, pregações, palestras e outros textos sobre diversos assuntos da Igreja Católica, selecionados de sites que respeitam e amam a nossa Igreja. A intenção foi disponibilizá-los como ferramenta a fim de conhecermos um pouco mais a nossa fé e doutrina. Não deixem de visitar as fontes!

Este blog é parte integrante do site: http://www.chamadeamor.co.cc
Seja bem vindo e visite-nos sempre, aqui ou no site!
Que Deus os abençoe hoje e todos os dias!
Um grande abraço,
Grupo de Oração Chama de Amor

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Rosário: prece que santifica a alma

Cônego José Geraldo Vidigal de Carvalho
Professor no Seminário de Mariana

O Rosário abre-nos todos os tesouros de Deus. Quem reza com verdadeiro espírito de fé e de piedade o seu Terço ou todo o Rosário, se transforma e caminha firme nas sendas da perfeição evangélica.

Seria ir contra a doutrina dos papas, o exemplo dos santos e leigos proeminentes, a tradição popular e a moderna psicologia, menoscabar tão excelente forma de oração. O renomado médico João Mohana focalizou com maestria os aspectos libertadores do terço, mostrando que, além de levar à tranqüilidade, “descentraliza do problema, ao mesmo tempo que nos faz convergir para Jesus Cristo, onde está a resposta, a solução”. De fato, não apenas enquanto se sai de si mesmo para contemplar a bondade divina, o sofrer redentor do Filho de Deus, as expectativas além-túmulo, mas ainda enquanto, através de Maria, se transfere para a potencialidade do Todo-Poderoso tudo que angustia e deprime o coração. Reverdeja-se então a mente e bimbalham os sinos da esperança mais fagueira dentro do devoto da Virgem Santa. O supracitado autor lembra uma outra faceta importantíssima: o terço como antídoto aos males da família e como abertura ao diálogo. Diz ele, “o terço pode vacinar muitos casais contra certos bloqueios ao diálogo, devido a própria maneira como é rezado a dois. Ainda que o clima conjugal não esteja plenamente satisfatório, se houver o hábito do terço com toda a certeza ambos superarão o indesejável descompasso. A concentração nos mistérios de Cristo, despolarizando do problema pessoal e do parceiro, mas iluminando-os, favorece o milagre”.

É por meio do Rosário que podemos alcançar do céu luzes para uma humanidade materializada, paz para um mundo conturbado, felicidade para quantos estão longe da verdade.

É que, como belamente mostrou o papa Paulo VI, “para o homem contemporâneo, não raro atormentado entre as angústias e a esperança, prostrado mesmo pela sensação das próprias limitações e assaltado por aspirações sem limites, perturbado na mente e dividido em seu coração, com o espírito suspenso perante o enigma da morte, oprimido pela solidão e, simultaneamente, a tender para a comunhão, presa da náusea e do tédio, a bem-aventurada Virgem Maria, contemplada no enquadramento das vicissitudes evangélicas em que interveio e na realidade que já alcançou na Cidade de Deus, proporciona-lhe uma visão serenadora e uma palavra tranqüilizante: a vitória da esperança sobre a angústia, da comunhão sobre a solidão, da paz sobre a perturbação, da alegria e da beleza sobre o tédio e a náusea, das perspectivas eternas sobre as temporais e, enfim, da vida sobre a morte”.

Quem reza o seu Terço tem um beatifico encontro com a Rainha, depara a salvação e dela obterá sempre a mais segura proteção, garantindo total assistência na hora da morte. Escola de santidade, pela energia transformante que transmite, o Rosário ativa a graça cristiforme do batismo e, ao fazer do cristão outro Cristo, lhe é arras da eterna salvação. Não se perderá jamais quem reza com piedade esta poderosa prece, fanal das maiores graças divinas.

Publicado pela CNBB em 22/10/2003

Fonte: Universo Católico

Nenhum comentário: