ARTIGOS, ESTUDOS, PREGAÇÕES E OUTROS TEXTOS

Neste espaço, estamos compartilhando uma coletânea de artigos, estudos, pregações, palestras e outros textos sobre diversos assuntos da Igreja Católica, selecionados de sites que respeitam e amam a nossa Igreja. A intenção foi disponibilizá-los como ferramenta a fim de conhecermos um pouco mais a nossa fé e doutrina. Não deixem de visitar as fontes!

Este blog é parte integrante do site: http://www.chamadeamor.co.cc
Seja bem vindo e visite-nos sempre, aqui ou no site!
Que Deus os abençoe hoje e todos os dias!
Um grande abraço,
Grupo de Oração Chama de Amor

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Presente e Vivo no meio de nós

Percebo que vem crescendo, de modo bem sensível, a busca e a procura da pessoa de Jesus Cristo, nosso mestre e salvador.

Não sei responder pelo aumento de número de pessoas nessa busca, mas respondo pelo crescimento do interesse e da ardente busca da parte dos cristãos de longa data, daqueles que, sem esforço e sem opção pessoal, já nasceram no cristianismo.

Brota em meio as comunidades, principalmente de jovens, um anseio por um encontro mais íntimo e pessoal com o Senhor Jesus.

Já há alguns santos modernos, profundamente marcados por essa paixão da pessoa de Cristo; dentre eles, merece um destaque especial TERESA DE CALCUTÁ, recentemente elevada às honras dos altares por João Paulo 2º. A respeito dessa santa o atual Superior Geral dos Jesuítas afirmou: “A sua vida é uma pessoa: Jesus” (Cf: “L’osservatore Romano”, 19 de outubro de 2003, pág.19).

O postulador da causa de beatificação dessa nossa santa, após sério e acurado estudo de sua vida e de seus escritos, conclui: “Se tenho a dizer porque, em síntese, é reconhecida pela Igreja como santa, respondo que foi por seu amor pessoal a Jesus; um amor loucura, amor de esposa apaixonada. Toda sua vida foi cristocentrica” (O mesmo número de L’osservatore, pág 12). O testemunho, porém, mais significativo a esse respeito é a carta que Madre Teresa escreveu a toda sua Congregação das Missionárias da Caridade, em 25 de março de 1993: “Preocupa-me o pensamento que alguma de vós ainda não tenha encontrado a Jesus individualmente. Podemos passar muito tempo na capela, mas será que vimos com os olhos da alma o amor com que Ele nos olha? Vocês conhecem verdadeiramente a Jesus Vivo? Ou é o Jesus dos livros? Ouvis as palavras de amor que Ele lhes dirige? Nunca abandonem o diálogo íntimo com Jesus, vendo nele uma pessoa viva e não um Deus distante.”

A esta pergunta: Quem é Jesus para mim? Madre Teresa responde: “Jesus é a palavra para ser pronunciada, a vida para ser vivida, o amor para ser amado”. É o que Madre Teresa escreve no seu primeiro livro: “A FRUITFUL BRANCH ON THE VINE, JESUS”.

No tradicional retiro que o papa faz por ocasião do Advento, teve como tema, em novembro do ano passado: “CONHECEIS A JESUS CRISTO VIVO?” O pregador do retiro, Pe. Raniero Cantalamessa, tomou como pano de fundo a vivência cristocêntrica da Madre Teresa de Calcutá.

Como a Madre Teresa, há muitos outros santos modernos, canonizados por João Paulo 2º - como, por exemplo, o Pe. Pio Pietrolcina, que se distinguiram por uma vida apaixonada por Cristo.

A grande celebração do Jubileu dos dois mil anos do nascimento de Cristo despertou um vivo interesse pelo jovem carpinteiro de Nazaré. Os ecos dessa celebração perduram pelo Novo Milênio afora, despertando por toda parte a sede e o amor por esse jovem que, sem deixar de ser Deus, é o mais humano e o maior amigo dos homens.

Fonte: Universo Católico

Autor: D. Antônio de Souza

Nenhum comentário: